Relatos de Experiência

Conheça aqui a prática de professores no ensino do Teatro na educação básica! Compartilhe também a sua prática. Conte como foi realizado o seu trabalho em sala de aula de forma simples e didática e sirva de inspiração para outros professores.

AQUELES QUE NÃO FALAVAM: UMA EXPERIÊNCIA INFORMAL

Escrito por Diego José Domingos Pereira

O presente relato de experiência, pretende expor os acontecimentos no decorrer das aulas de Teatro, oferecidas aos alunos de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais. Inicialmente a proposta das aulas baseou-se em jogos teatrais que aprendi durante a graduação em Teatro, com o intuito de trabalhar a autoconfiança, espontaneidade e desinibição dos dos alunos dessa escola. O relatório evidência situações pertinentes do convívio escolar pelo aluno Diego José Domingos Pereira, que ao decorrer desse, articula suas observações e práticas metodológicas com autores como Walter Benajamin, Leonor Arfuch e Paulo Freire. Assim, aspira-se como resultado uma posição crítica do espaço escolar aliada à metodologia “distanciada da realidade do aluno”, sendo isso um dos principais fatores negativo na motivação do aluno no processo de formação.