MG: Abertas as inscrições para do "I Seminário de Educação teatral - Trocas e Propostas"

Inscrições prorrogadas: 24 de setembro

Visando estabelecer parcerias, diálogos e encontros para novas propostas de ensino, o curso de Teatro - Licenciatura e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ têm o prazer de convidar as interessadas e os interessados na área para uma semana de discussões sobre diversos aspectos da educação teatral

A situação de modificações na educação, que atingem diretamente o ensino de artes, e as urgências do atual momento político pelo qual passa o país demandam ações e tomadas de posição bastante concretas, conectadas a princípios e conceitos consistentes e às conquistas epistemológicas da pesquisa acadêmica. A especificidade deste encontro é a concentração de pesquisadores de relevância nacional em conferências, debates e workshops dedicados a tecer reflexões e propostas que façam frente aos problemas relacionados ao campo da docência de teatro no Brasil. O reconhecimento do teatro como área de conhecimento reconfigura os conteúdos escolares e a educação como um todo. A experiência estética constitui nossa relação com o mundo e por isto torna-se fundamental a vivência de processos artísticos orientados para uma educação sensorial e a ampliação da percepção estética de todos.

O evento é endereçado a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral. De modo particular, deseja-se que este seminário seja uma oportunidade fundamental para que discentes de cursos de graduação e pós-graduação em teatro, artes e pedagogia possam ter um contato presencial mais consistente e fértil com as questões mais urgentes e profundas da área.

O evento ocorrerá entre os dias 21 a 27 de outubro de 2017 na UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei - MG

E contará com a participação dos pesquisadores:

Maria Lúcia Pupo – USP

Virginia Kastrup – UFRJ